segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Este post surgiu de uma proposta do blog neoabjeccionismo.


Nao sei se é bem o tipo de coisas que digo ou que escrevo mas irei tentar colocar aqui alguns dos meus pensamentos ao tema proposto pelo neoabjeccionismo a 3 blogs, o amor.

Começa bem, nem significado tenho para dar a minha definiçao do inexplicavel mas plausivel para voçes.

Dizem que “amor” é uma palavra muito forte.
Descordo.

O que é forte é o sentimento de amor, muitas vezes essa palavra é pronunciada da forma errada e friamente e nao é considerado forte, é considerado apenas mentira.
Palavra dita em vao que pode ser simplesmente substituida por um ‘gosto de ti’. Porque quanto maior a altura, maior a queda.

Um “amo-te” frio e insignificante pode gelar uma alma sabedora e perspicaz , uma alma que ja passou por muitos amo-te’s e nao irá cair mais naquela falesia que tanto insistiu para que la ficasse.

Mas a mentira tambem pode estar ligada ao amor por outros traços como o regular “nao amo nada” ao ocultar um sentimento que quanto mais negado, mais afirmaçoes e provas sao reveladas ao mundo.

Um “amo-te” escondido por palavras descontentes do seu significado, um “amo-te” sentido mas nao correspondido. Um ser compreendido pelos outros mas sem compreensao em si, que irá a procura do amor no nao compreensivel.

Sei bem, que é um tema imensamente subjectivo. Mas temos de ser empiristas, nao podemos apenas acreditar naquilo que vemos, temos de ver os efeitos causados, o amor causa efeitos.

Quando piso as pedras da calçada é o que mais ouço e sinto, ja foram pisadas por alguem apaixonado que por ali passou a pensar no seu amado desconhecido, muita gente ali passou a tomar a decisao da vida delas, muita gente por ali passou contado historias de amor aos netos, amor eterno, amor verdadeiro, fairy tale.


Teria ainda alguns assuntos a explorar neste tema, mas vou ficar por aqui.

Obrigado ao Neoabjeccionismo

7 comentários:

  1. Epá ouve lá, nunca mais digas que não entendes filosofia, pois agora tens uma das maiores provas de que sabes as bases para se ter uma boa nota:P.
    Usas expressões filosóficas, defendes teses,
    ESPECTÁCULO, DIGO EU!:)
    muito bem, linda menina. Eu como "professora" dou-te excelente. Beijoca.

    ResponderEliminar
  2. Que posso eu dizer a estas palavras...
    Amor..Coisa que me atormenta e que sinceramente acho que devia ser uma coisa que era obrigatoria haver a partir de uma certa idade, sim falo do amor por uma pessoa não o amor de familia esse cresçe conosco.
    Sobre Ti concordo com tudo.
    e o Amor não é o sentimento que mais admiro,mas sim a Amizade e essa ganha-se com um simples toque no braço..xD beijos :D

    ResponderEliminar
  3. Obrigado eu amiga, penso que escreveste palavras muito belas sobre o sentimento de amor. Sinto que já passaste por algumas desilusões que te marcaram, mas que igualmente de fortaleceram e enriqueceram como mulher.
    És jovem, não sei a tua idade, apenas que fizeste agora mais um ano, e vejo que tens ideias libertas sobre o amor, o falso de ser e o não ser.
    Gostei da tua abordagem filosófica do tema. O amor, o sentimento de amor, é muito forte, as palavras valem o que valem, nada, se quando as dizemos as não sentimos como nossas, são meras formalidades.
    Dizer-te: amo-te, apenas porque és minha namorada, ou porque quero fazer sexo, não significa amor, não existe fazer amor, amor é
    visceral, sem tradução e só se consubstancia quando é mútuo.
    E porque gostei, parabéns.
    Beijos
    neo

    ResponderEliminar
  4. Agora bato palmas sozinho e sorrio com cara de quem percebe a química usada em tanto texto bonito.

    Amiga,Tu, sejas lá quem fores: Uma influência!

    Fundamento o meu comentário mais tarde, um dia quando chegar um pouco mais cedo :)

    ResponderEliminar
  5. Olá eu sou a Maria de Fátima do blogue O portal mágico.Gostei muito de ler a tua definição de Amor.Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Condordo quando disses "Mas temos de ser empiristas, nao podemos apenas acreditar naquilo que vemos, temos de ver os efeitos causados, o amor causa efeitos."
    Acho que jamais encontrarei uma melhor definição para o amor, acho que jamais olharei para ele da mesma forma. Obrigado, pessoa com uma fantastica eloquência.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado a todos que leram este texto, fico feliz por terem compreendido e talvez se terem identificado com algumas situaçoes.

    Ficarei atenta aos blogs.

    ResponderEliminar